Novidades

29.06.2020

A Live de lançamento do material do Projeto Neca Trabalho com Famílias está disponível no Youtube!

Confira:

14.06.2020



#petrobras #patrocinio #patrociniopetrobras #ONG #SUAS #projetosocial #meuuniversosocioambiental


29.04.2020


SOBRE NOSSA AGENDA EM SITUAÇÃO DE ISOLAMENTO SOCIAL

MAIO

Elaboração dos PLANOS DE REEDIÇÃO através de comunicação por e-mail. Vamos intensificar nossa comunicação! Estamos atentos e conectados uns com os outros!

JUNHO

Realização de Encontro Formativo com o Prof. Lucas, subdividida a turma em dois grupos:


G1. dia 03 de junho em Caraguatatuba (profissionais de Caraguatatuba e Ubatuba)


G2. dia 04 de junho em São Sebastião (profissionais de São Sebastião, Ilhabela, SEDS e DRADS)


*IMPORTANTE: se não for possível realizar esses encontros de modo presencial por causa do aumento da contaminação pelo COVID 19, encontraremos uma outra maneira de fazê-lo.


#petrobras #patrocinio #patrociniopetrobras #ONG #SUAS #projetosocial #meuuniversosocioambiental


20.04.2020


Você sabia que o Projeto Neca Trabalho com Famílias está produzindo um caderno de textos exclusivo abordando os temas tratados durante todo o processo de formação de reeditores?


Todos os alunos e alunas da etapa 2 / módulos formativos vão receber o seu exemplar do caderno de textos MUITO EM BREVE!

#petrobras #patrocinio #patrociniopetrobras #ONG #SUAS #projetosocial #meuuniversosocioambiental


12.04.2020

#petrobras #patrocinio #patrociniopetrobras #ONG #SUAS #projetosocial #meuuniversosocioambiental


Nota sobre COVID-19 emitida em 23.03.2020

#petrobras #patrocinio #patrociniopetrobras #ONG #SUAS #projetosocial #meuuniversosocioambiental


Os encontros formativos do Módulo 5 com a Profa. Janice Merigo aconteceram na SEPEDI (Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso) de Caraguatatuba, nos dias 07 e 14 de fevereiro de 2020!

Para iniciar a abordagem do tema do módulo – PAIF e PAEFI com ênfase no planejamento do acompanhamento de famílias e indivíduos – a Profa. Janice estimulou o debate a partir do vídeo Trabalho Social com Famílias no CRAS para depois trabalhar conteúdos como: articulação do PAIF/PAEFI com o SCFV, atendimento X acompanhamento de famílias e indivíduos, acolhida inicial, escuta qualificada, reunião de equipe, estudo de caso, referência/contrarreferência e plano de acompanhamento familiar.


Confira o vídeo aqui:


#petrobras #patrocinio #patrociniopetrobras #ONG #SUAS #projetosocial #meuuniversosocioambiental


Todos estes conteúdos podem ser acessados em nossa Biblioteca!


O 2º Encontro do Módulo 4 sobre Grupos Operativos aconteceu

na SEPEDI (Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso)

de Caraguatatuba no dia 04.12.2019!

Esta turma efetivamente experimentou o que é estar em grupo operativo!

A Profa. Leila aprofundou conceitos e vivências. Saímos mais conectados conosco mesmos e com o grupo.

Os conteúdos trabalhados nesse dia podem ser acessados na nossa Biblioteca!

Iniciamos o Módulo 4 sobre Grupos Operativos

com a Profa. Maria Leila Montiani Palma!

28.11.2019

Este 1º Encontro foi muito enriquecedor, tanto no âmbito da teoria de grupos operativos do Pichon Rivière quanto das reflexões e vivências orientadas pela Profa. Leila. Foi possível mergulhar em nossas expectativas, temores e habilidades para a coordenação de grupos no SUAS.

O texto sugerido como leitura prévia e a apresentação de conteúdos deste encontro podem ser acessados na nossa Biblioteca!#p

#petrobras #patrocinio #patrociniopetrobras #ONG #SUAS #projetosocial #meuuniversosocioambiental

Um encontro mais que especial com Fabiana Fadul

05.11.19

O 2º Encontro do Módulo 3, realizado no dia 24 de outubro de 2019, deu continuidade ao tema ‘Metodologias Participativas com ênfase nas ações coletivas/oficinas de reflexão, convivência e ação, com vistas à sua articulação com os objetivos e diretrizes da PNAS’. A Profa. Fabiana Fadul retomou teoria e prática das Oficinas com Ênfase na Reflexão, Convivência ou Ação, ampliando para outras práticas coletivas como Palestras, Eventos e Campanhas. A integralidade da Proteção Social ia sendo costurada na medida em que transitávamos permanentemente pelos diferentes níveis de complexidade do SUAS.

Estes conteúdos podem ser acessados na nossa Biblioteca!

#petrobras #patrocinio #patrociniopetrobras #ONG #SUAS #projetosocial #meuuniversosocioambiental

Caraguatatuba sedia encontro formativo do projeto “Inovações Metodológicas para o Trabalho Social com Famílias”

05.11.2019


A Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania de Caraguatatuba, sediou nesta quinta-feira (24/10), o 2º encontro formativo do Módulo 3 do projeto “Inovações Metodológicas para o Trabalho Social com Famílias”.

#PraCegoVer: Em pé, secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania fala para profissionais participantes do encontro formativo. Ao seu lado está a representante do NECA, Maria Ângela Maricondi. (Foto: Arquivo/PMC)

O projeto iniciado em março de 2019 é uma parceria entre as quatro cidades do Litoral Norte com a Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (NECA), a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS), a Diretoria Regional de Assistência e Desenvolvimento Social – Vale do Paraíba (DRADS), com o apoio da Petrobras e do governo federal.

O tema trabalhado no encontro foi “As oficinas de reflexão, ação e convivência – fundamentos teóricos e técnicos”. O evento faz parte da 2ª etapa do projeto, onde os multiplicadores participam de um curso de formação que contará com 12 encontros de 8 horas cada.

#PraCegoVer: Logotipo do NECA – Trabalho com famílias. (Imagem: Divulgação)

O secretário de Desenvolvimento Social e Cidadania, Jonas Fontes, explica a importância do projeto que tem como objetivo contribuir para a melhoria da política pública de proteção social no município. “Através da qualificação dos nossos profissionais, da sistematização de conteúdos, ampliaremos as metodologias e experiências de trabalho social com famílias”, disse.

A terceira fase do projeto acontecerá com a multiplicação de conteúdos e práticas pelos formadores (1ª geração) para os demais técnicos das redes sócio assistenciais dos quatro municípios (2ª geração).

Adriana Rodrigues

Informações à Imprensa: (12) 3897-5650 ou

jornalismo@caraguatatuba.sp.gov.br

Originalmente publicada em: http://www.caraguatatuba.sp.gov.br/pmc/2019/10/caraguatatuba-sedia-encontro-formativo-do-projeto-inovacoes-metodologicas-para-o-trabalho-social-com-familias/


petrobras #patrocinio #patrociniopetrobras #ONG #SUAS #projetosocial #meuuniversosocioambiental

Dia das Crianças!

12.10.19

Profissionais que trabalham com crianças poderão ampliar sua visão da infância na contemporaneidade lendo este texto do Prof. Manuel Jacinto Sarmento, do Instituto de Estudos da Criança da Universidade do Minho (Braga, Portugal). Ele é uma das mais importantes referências no campo da Sociologia da Infância.

A sociologia da infância propõe-se a constituir a infância como objeto sociológico, resgatando-a das perspectivas biologistas que a reduzem a um estado intermédio de maturação e desenvolvimento humano, e psicologizantes, que tendem a interpretar as crianças como indivíduos que se desenvolvem independentemente da construção social das suas condições de existência e das representações e imagens historicamente construídas sobre e para elas. Porém, mais do que isso, a sociologia da infância propõe-se a interrogar a sociedade a partir de um ponto de vista que toma as crianças como objeto de investigação sociológica por direito próprio, fazendo acrescer o conhecimento não apenas sobre a infância, mas sobre o conjunto da sociedade globalmente considerada”.

BOA LEITURA!

#petrobras #patrocinio #patrociniopetrobras #ONG #SUAS #projetosocial #meuuniversosocioambiental

As Culturas da Infância nas Encruzilhadas da Segunda Modernidade - Sarmento MJ.pdf

Clique aqui para ler o

Caderno Completo!

Dia das Crianças!

12.10.19

Famílias que cuidam de crianças poderão curtir muito este texto sobre COMO AS CRIANÇAS APRENDEM. E os profissionais que trabalham com crianças também!

Fonte: Caderno da Família do Projeto ‘Nossas Crianças: janelas de oportunidades’

Equipe técnica:

Anna Maria Chiesa

Danielle Freitas Alvim de Castro

Iracema Benevides

Lislaine Aparecida Fracolli

Lucila Faleiros Neves

Marcos Davi dos Santos

Maria Angela Maricondi

Maria De La Ó Ramallo Veríssimo

BOA LEITURA!

#petrobras #patrocinio #patrociniopetrobras #ONG #SUAS #projetosocial #meuuniversosocioambiental


Caderno_familia - Edição Projeto Janelas.pdf

Clique aqui para ler o

Caderno Completo!

A terceira etapa da formação contou com Fabiana Fadul

30.09.19

Iniciamos o Módulo 3 no dia 19 de setembro de 2019, com o tema ‘Metodologias Participativas com ênfase nas ações coletivas/oficinas de reflexão, convivência e ação, com vistas à sua articulação com os objetivos e diretrizes da PNAS’. A Profa. Fabiana Fadul, vinda de Belo Horizonte, trabalhou conceitos e relatou experiências que mobilizaram interesse e participação da turma. Vejam as fotos. Os conteúdos desse encontro podem ser acessados na Biblioteca!


Conscientização e Saúde de usuárias (os) e trabalhadoras (os) do SUAS

17.09.19

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

Nesse momento, podemos usar do momento de conscientização para nos perguntar sobre os cuidados possíveis e necessários com a saúde mental das famílias que recebem atenção dos serviços de Assistência Social bem como das (os) profissionais que trabalham cotidianamente na lida com questões complexas.

Faça parte desse movimento e converse sobre suicídio em sua família e em seu trabalho. Prevenção começa com escuta.


O segundo módulo passou voando!

17.09.19

Neste segundo encontro do segundo módulo formativo, revimos conceitos importantes da Abordagem de Rede e fizemos exercícios práticos muito interessantes, além da tarefa de dispersão que 03 subgrupos apresentaram para toda a turma.

PARABÉNS!!!


E se inicia o segundo módulo do curso de formação!

14.08.19

Iniciamos o Módulo 2 no ultimo dia 25 de julho em Caraguatatuba. A Profa. Malu trabalhou os conceitos de Redes Sociais Primárias e Secundárias, após o que nos colocou a construir nossas redes pessoais. Foi um exercício bastante interessante, feito individualmente, cujos resultados foram compartilhados em plenária ao final do dia.

No próximo encontro tem mais!!!

PARABÉNS, turma!


Confira as fotos do segundo encontro formativo

10.07.19

O 2º Encontro Formativo, realizado no ultimo dia 27 de junho em Caraguatatuba, foi bastante produtivo. Rememoramos os conteúdos do texto da Profa. Aldaíza Sposati e conversamos sobre Famílias, Dimensões de Análise e Modelos de Intervenção (material disponível no link Biblioteca). O trabalho em subgrupos aconteceu em 02 momentos: 1º) para debate do texto da Profa. Regina Mioto (também disponível no link Biblioteca); e 2º) para planejamento da reedição do Módulo 1.

Muito trabalho e excelente disposição. PARABÉNS, turma!


Confira as fotos do Primeiro encontro formativo

26.06.19

O 1º Encontro Formativo, realizado no ultimo dia 11 de junho em Ilhabela, foi muito desafiador para nós do NECA! Houve acertos e erros. Bons acertos e erros que vamos aprendendo a corrigir!

Nesse dia, inauguramos um diálogo que queremos seja permanente, com uma turma de excelentes profissionais do SUAS de Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião e da SEDS/Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo.

A dinâmica de abertura ajudou-nos a descontrair, rir bastante e começar a nos conhecer uns aos outros! Vejam algumas fotos!


Caraguatatuba recebe o segundo encontro de formação!

25.06.19


O Encontro Formativo do Módulo 1 do Projeto acontecerá em Caraguatatuba no próximo dia 27 de junho. Para esse dia vamos estudar e debater um texto da Profa. Regina Célia Mioto, intitulado ‘Família, trabalho com famílias e Serviço Social’, publicado na SERV. SOC. REV., LONDRINA, V. 12, N.2, P. 163-164 176, JAN./JUN. 2010.

- Profas. Responsáveis: Maria Angela Maricondi e Maria do Carmo Krehan (NECA)

- Inserimos textos novos em nossa Biblioteca! Clique na aba superior para conferir o material!

Essa é uma iniciativa do NECA com patrocínio Petrobras Socioambiental!

#petrobras #patrocinio #patrociniopetrobras #ONG #SUAS #projetosocial #meuuniversosocioambiental

Pesquisa de Caracterização das Práticas de Trabalho Social com Famílias - março 2019.pdf

A Voz das (dos) Profissionais

Uma pesquisa para conhecer como trabalham profissionais do Litoral Norte Paulista

18.06.19

Na primeira etapa do Projeto Inovações Metodológicas para o Trabalho Social com Famílias, 55 profissionais dos municípios de Ilhabela, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba foram selecionados para participar dos encontros para formação de trabalhadoras e trabalhadores do SUAS e multiplicação de práticas inovadoras no Trabalho Social com Famílias.

Essas pessoas responderam a um questionário que tinha por intuito mapear e compreender as práticas atuais de trabalho, as relações institucionais envolvidas no atendimento ao público e a qualificação das equipes da região. Tal pesquisa nos servirá de base para construção de módulos do curso que contemplem as necessidades específicas das e dos profissionais dessa região, assim como nos ajudará a conhecer melhor como se estruturam as redes de trabalho do Litoral Norte Paulista.

Você pode conferir os resultados dessa pesquisa na apresentação acima!

Estamos chegando em Ilhabela!

04.06.19

O 1º Encontro Formativo do Módulo 1 do Projeto acontecerá em Ilhabela no próximo dia 11 de junho. Para esse dia estamos todos estudando o texto da Profa. Aldaíza Sposati intitulado ‘Modelo Brasileiro de Proteção Social Não Contributiva: concepções fundantes’ (2009)

- Nesse dia serão desenvolvidas atividades de acolhimento e integração da turma, composta por profissionais do SUAS de Caraguatatuba, Ubatuba, Ilhabela e São Sebastião; apresentação do curso e estudo e debate sobre a PNAS/Política Nacional de Assistência Social (2004)

- Profas. Responsáveis: Maria Angela Maricondi e Maria do Carmo Krehan (NECA)

- Inserimos textos novos em nossa Biblioteca! Clique na aba superior para conferir o material!

seminario 28_114.mp4

Quer saber o que rolou no Seminário Inovações Metodológicas para o Trabalho Social com Famílias? Confira o vídeo ao lado!

23.04.19

Confira o vídeo do evento de lançamento do Projeto Neca Trabalho com Famílias!

23.04.19

lancamento petrobras mais tempo pq.mp4

Aquecendo os motores para a Edição Litoral Norte Paulista!

30.01.2019

A 1ª Edição do Projeto Inovações metodológicas para o trabalho social com famílias de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social do NECA, desenvolvida em Santos para os 09 municípios da Baixada Santista em 2015 e 2016, foi tão bem avaliada pela Petrobras que, após um longo processo de avaliação interna, aprovou sua 2ª Edição para o Litoral Norte Paulista.

A 2ª Edição, intitulada Inovações metodológicas para o trabalho social com famílias – Edição Litoral Norte Paulista, começou em setembro de 2018 articulando parcerias com a SEDS/Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, a DRADS Vale do Paraíba e os Municípios de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.

Já estão funcionando dois Grupos de Trabalho que dão apoio técnico e logístico ao Projeto.

São eles:

GT CENTRAL – dele participam Ana Paula Souza Romeu, Marina Marinho de Azevedo e Cristiane Lamin Souza Aguair (SEDS/CAS); Daniele Silva (SEDS/EDESP); Marcio Lima de Sá Macedo, Sueli Leite da Silva e Elaine de Cássia Pereira (DRADS Vale do Paraíba); Maria Angela Maricondi e Maria do Carmo Krehan (NECA).

GT REGIONAL – dele participam Marcio Lima de Sá Macedo, Sueli Leite da Silva e Elaine de Cássia Pereira (DRADS Vale do Paraíba); Maria Angela Maricondi e Maria do Carmo Krehan (NECA); Lourianne de O. Bastos Rodrigues e Alcione Aparecida V. Ribeiro dos Santos (SEDESC Caraguatatuba); Marina Abreu Gregório e Eunice Maria Feliciano de Moura (SMAS Ubatuba); Marilene de Melo Souza e Andréa Cristina Garcia (SMDIS Ilhabela); Henrique Simões, Valéria da Costa e Ester Moreira da Silva (SEDES São Sebastião).

Estão planejadas as seguintes etapas:

ETAPA PREPARATÓRIA (já concluída) – articulação de parcerias, constituição de GT Central e GT Regional, negociação de contrapartidas.

ETAPA 1 (iniciada) - Lançamento oficial do projeto e realização de seminário técnico (08 horas).

ETAPA 2. Formação de formadores (06 módulos formativos de 16 horas cada um totalizando 96 horas).

ETAPA 3. Reedição de conhecimentos e experiências pelos formadores em suas redes de serviços socioassistenciais.

Vamos continuar dando notícias por aqui!